sábado, 29 de agosto de 2015

Consórcio do Vale do Paramirim estuda possibilidade de “intervir” no Hospital de Macaúbas.

Nem tudo está rosa... "Ispia" só!... (Foto PMM)
Nem tudo está rosa… “Ispia” só!… (Foto PMM)
Em reunião realizada na manhã desta sexta feira em Ibipitanga, cujo anfitrião é o Presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Paramirim, o que tem de“nome” o consórcio  falta em “ações concretas”. Criado há anos, o consórcio “não ata nem desata”, é o acham alguns leitores em contato com o blog e, para completar, segundo informações entre outros assuntos abordados nesta reunião, falou-se em tornar o Hospital de Macaúbas num centro regional mantido e administrado pelo Consórcio e há quem diga, “se fosse bom seria em Paramirim” e outros acham que: “pior não fica”!
Eis ai uma salada de opiniões, o blog em contato com o Secretário da Saúde de Macaúbas, Abílio Marcone, disse que foi apenas uma ideia cogitada, mas que não há nada de certo e que esta proposta se baseia na escola de Macaúbas como sendo referência em saúde no Território, ou seja, centralizar aqui em Macaúbas as demandas/projetos nesta área. Diz também o Secretário Abílio que a prometida reforma do Hospital poderá ter inicio caso seja repassada verba prevista para cair na conta nesta terça feira, 1° de setembro.
Perguntado sobre a possibilidade do Hospital de Macaúbas fechar durante a reforma e passar o atendimento para a UPA, o Secretário Abílio, em tom de surpresa desconsidera a possibilidade.
Certo é que a saúde de Brasil e neste contexto a de Macaúbas não está nada bem e a causa não é somente a falta de recursos financeiros, mas também gestão. Há ainda a insistência de tratar a saúde na “ponta”, a chamada “saúde curativa” e esquecem ou desvalorizam a importância do combate e investimento da “saúde preventiva” – que tem custos menores e mais eficaz.
Veja os temas tratados na reunião do Consórcio do Vale do Paramirim, realizado nesta sexta 28 em Ibipitanga, as informações abaixo são do facebook da Prefeitura de Macaúbas:
01- apresentação da empresa Sistema PRI Engenharia Ltda,
02- Criação e Homologação do Conselho Administrativo do Consórcio,
03- Discussão sobre a criação das câmaras de Educação, Saúde e Agricultura,
04- Leitura da Carta da Câmara Técnica do Meio Ambiente,
05- Discussão sobre Consórcio de saúde,
06- Apresentação de síntese das propostas da FECBAHIA e parceiros
Via Macaúbas On Off

Nenhum comentário:

Postar um comentário