terça-feira, 27 de agosto de 2013

Piatã: Ativistas ambientais buscam ajuda para impedir construção de barragens.

 a construção das barragens afeta leitos de rios e matas ciliares na Chapada Diamantina
 FOTO: Divulgação 



Ativistas e consultores ambientais que atuam na região da Chapada Diamantina são autores de uma “Carta Aberta” à imprensa e às autoridades do setor público pedindo providências para um grave crime ambiental que está acontecendo no município de Piatã, com a construção de duas barragens. A carta, com mais informações, foram encaminhadas ao Jornal da Chapada, assim como um link para uma petição online de apoio a essa causa.
“Só a força da união das pessoas pode barrar essa insanidade que já deu seus primeiros passos em Piatã. O movimento contra está assumindo uma proporção grande e acredito que será vitorioso. Já há reunião marcada para o dia 4 de setembro em Piatã com presença do Ministério Público”, diz o ativista Roberto Freitas em contato com o Jornal da Chapada.
Imagem enviada ao Jornal da Chapada mostra locais afetados pelas construções na região de Piatã
 FOTO: Divulgação 

Na carta, que pode ser conferida na íntegra aqui, os ativistas apontam que as empresas Bagisa e Hayashi, atuantes há 20 anos no distrito de Cascavel, em Ibicoara, querem transformar o “Gerais de Piatã”, berço das nascentes do Rio de Contas e também do Rio Paraguaçu, em um grande parque agroindustrial de produção de sementes de batatas, “uma cultura mais intensiva que tomate em uso de pesticidas”. Para isso, as empresas teriam comprado milhares de hectares na região para construir duas barragens no Riacho das Pedras, uma das principais nascentes do Rio das Contas.
“Não somos contra o desenvolvimento, muito pelo contrário, a região é carente e precisa de escolas, hospitais, transporte de qualidade, geração de renda… Mas, para isso, há vários outros caminhos. Piatã já é famosa pela altíssima qualidade dos seus cafés produzidos pela agricultura familiar, pela beleza de suas paisagens e pela exuberância de seus rios”, aponta trecho da carta aberta encaminhada ao Jornal da Chapada.
Informações Inubia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário