sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PARAMIRIM: ZABUMBÃO AGONIZA!

Visão impressionante, que choca qualquer cidadão, dezenas de garimpeiros em atividade frenética, destroem a serra próxima ao povoado (Morro do Fogo), escavando pedras, lavando-as com dragas, motores, poluindo e aterrando as nascentes e o leito do rio, uma visão aterradora de destruição irreparável, pois nunca poderia o homem recompor o antigo cenário ora destruído sem nenhum escrúpulo, sem ao menos preocupação com a contaminação do reservatório. Pois é sabido que para a exploração do ouro, lavando o cascalho, é evidente a utilização do temido mercúrio, causador de danos irreparáveis a saúde humana. (Talvez, surge daí o alto índice de câncer na população regional).
Registramos o sofrimento dos pequenos riachos, possivelmente poluídos que enfraquecidos pela degradação das nascentes, ainda insistem em fios de lodo, descerem a serra em seus últimos suspiros, levam a minguada água em direção a barragem.
Também foi registrado o descaso com o que resta da mata ciliar, rala e já sem a proteção de proprietários, que parece ignorar a gravidade da situação.
Os rios sempre foram responsáveis pela agregação de animais e, conseqüentemente, a espécie humana não fica de fora, pois tem se utilizado dos mesmos, não apenas como fonte de água, mas também em diversas outras situações, como local para depósito de lixo ou despejo de resíduos domésticos e de higiene, como podemos constatar no município de Érico Cardoso. Ali é necessária a intervenção do estado urgentemente, pois, um município pobre, sem recursos para realizar uma grande obra de esgotamento sanitário, tendo em vista o posicionamento geográfico, precisa de ajuda externa, para que consiga inibir de forma definitiva a poluição que ganha proporções gigantescas, causando grandes estragos ao rio da Barra, rio Paramirim e ao Poção de Água Quente, que juntos deságuam na Barragem do Zabumbão. Leia mais em: http://www.oecojornal.com.br/noticia.php?id=1710

Nenhum comentário:

Postar um comentário