sexta-feira, 23 de agosto de 2013

LICITAÇÃO DO FRIGORÍFICO DE B. J. DA LAPA FOI ADIADO PRA SETEMBRO.

Foto: Reprodução google
Com o objetivo de viabilizar a participação de maior número de empresas, o governo do estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri) prorroga para o dia 19 de setembro deste ano, as licitações para construção de três matadouros frigoríficos nos municípios de Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa. As empresas podem adquirir os editais na sede da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). 

Os frigoríficos serão construídos com planta padrão desenvolvida pela Seagri, através da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), que se tornou referência nacional e foi disponibilizada pela Seagri para todas as secretarias estaduais de Agricultura. A Bahia possui hoje 33 frigoríficos e mais 20 estão em processo de construção.  

O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, considera que esta é uma ação inédita e pioneira no País. “Isso demonstra que o governo está preocupado com a saúde da população, e executa ações com o objetivo de garantir o consumo de carne saudável, combatendo o abate clandestino”, afirma. 

Ele ressalta ainda que dizia-se não ser possível construir um abatedouro com menos de R$ 10 milhões. Nós provamos que podemos construir com aproximadamente R$ 3 milhões, e a planta que desenvolvemos tornou-se referência nacional, aprovada pelo Ministério da Agricultura.

 A construção dos novos matadouros frigoríficos é parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Seagri/Adab com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos, e oferecer à população carne saudável e de qualidade. 

“Estamos criando condições para que o pequeno produtor tenha como e onde abater seus animais, com segurança sanitária, e ao mesmo tempo garantindo a saúde da população e o combate ao abate clandestino”, destaca Salles. Além de garantir o aumento do abate inspecionado, o projeto fomenta a geração de empregos e renda.


Informações Gazeta da Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário