segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Macaúbas: Situação difícil para moradores da região serrana .

(Foto: Osvaldo Oliveira)
Agricultor se queixa do abandono: falta de água, luz e estradas...

Segundo o comunicador Osvaldo Oliveira em sua página no Facebook; moradores das comunidades rurais da região serrana de Macaúbas, Vão e Mocó tá de dar dó!...

Informa que moradores daquelas localidades estão pagando até R$ 15,00 por um tambor de 200 litros de água, os que não podem pagar são obrigados a consumirem águas contaminadas das cacimbas que são abertas no leito de riacho. 
Denuncia também que material elétrico que deveriam compor rede de energia estão praticamente "abandonados" ao ar livre por falta de estrada para transporte dos mesmos. O material é do programa Luz Para Todos, do Governo Federal, conforme mostram as imagens. A nota também informa que a escola da comunidade está fechada por falta de água. 
Ficheiro:Kerodon rupestris.jpg
Mocó...

Roedor parente próximo da nossa preá, tem faro aguçado e comumente vitima de caça, muito comum no Nordeste do Brasil, principalmente no Piauí... Vive em regiões de pouca água, muito resistente a seca, vive em tocas... Alguma semelhança? 


(Foto: Osvaldo Oliveira)
Material elétrico do programa Luz Para Todos. 


(Foto: Osvaldo Oliveira)
Alguns milhares de Reais paralisados pela falta de logística e de governabilidade. 


(Foto: Osvaldo Oliveira)

Cacimba é um buraco aberto geralmente no leito de um rio/riacho seco, prática muito usado na época de estiagem. Nem sempre as cacimbas abertas fornecem água de boa qualidade, muitas são contaminadas por dejetos de animais, como referenciado no post de Osvaldo Oliveira. Como notado na imagem a seguir, moradores costumam isolar a área onde se abre a cacimba, cercando para evitar passagem de animais. 

(Foto: Osvaldo Oliveira)

Cacimba também é o nome que tem uma cidade do Estado Nordestino da Paraíba.


Com informações  Macaúbas on off

Nenhum comentário:

Postar um comentário