quinta-feira, 8 de agosto de 2013

INTERNAUTA DENÚNCIA EXPLORAÇÃO ILEGAL DE AREIA AS MARGENS DO RIO SANTO ONOFRE POR EMPRESAS .

Foto: Reprodução Google

Internauta entra em contato com o blog Macaúbas on off e faz séria denúncia sobre a exploração ilegal de areia as margens do Rio Santo Onofre. O blog, irá enviar por E-mail a denuncia a Secretaria de Meio Ambiente, para o E-mail do INEMA e para o Ministério Público. Veja abaixo o relato do cidadão que se indigna com a situação:

Uma questão ambiental seriíssima a ser resolvida: refiro à extração ilegal de areia do rio Santo Onofre. Em junho de 2007 no povoado de Cambaitó houve um movimento contra tal prática, pois os moradores estavam prejudicados, pois dependem das cacimbas e aguadas cavadas no leito do rio Santo Onofre durante o período da seca, no entanto, sem a areia que protege o lençol freático a água nas cacimbas desaparecem e compromete a sobrevivência de seus moradores.

Na época foi feito um abaixo-assinado contendo 204 assinaturas exigindo o fim da extração ilegal de areia no leito do rio Santo Onofre, porém, no ano passado o então Prefeito de Macaúbas, concede uma licença a 03 empresários que fundaram a empresa AREIA CAMBAITÓ que são eles: Ednon Oliveira (Lagoa Clara), Mário (Canto) e José Rocha (Comunidade do rio Santo Onofre), licença concedida sem consultar a comunidade e no momento em que saiu um estudo da ANA-agência Nacional de Águas, onde o rio Santo Onofre aparece na lista dos 05 rios que corre o risco de desaparecer. 

O problema é que o local licenciado se euxariu a areia, com isso eles começaram a cavar verdadeiras crateras no leito do rio e estão extraindo em outro ponto a mais ou 1,5 km de distância da área licenciada, ao que tudo indica sem licenciamento e não feito a recuperação da área degradada. o cidadão que fez a denúncia pediu para o editor do Macaúbas on off levasse o problema ao Conselho Municipal de
Meio Ambiente para que possa tomar as devidas providências. A licença deles vence em fevereiro de 2013. Acho que eles não deverão ter licenças renovadas, vou sugeri aquilo que sempre pretendi que licença seja concedida a uma associação comunitária local e não empresa!

NÚMEROS DE TELEFONES PARA DENUNCIAS DE CRIMES AMBIENTAIS:

DENUNCIAS ANÔNIMAS através do 0800 71 1400. Ou se preferir pelo números: (71) 3117-1345. - INEMA
Em Macaúbas podem se reportar a Secretaria de Meio Ambiente: (77) 3473-2180.
Se não obteve resposta, denuncie diretamente ao Ministério Público de Macaúbas:
 (77) 3473-2077.
(Fonte: Macaúbas on off)
imagem acrescida por CSN ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário