sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove,o segundo dos nove Seminários Interterritorias da Educação Profissional em Ibotirama.


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, no próximo dia 9 de agosto, na cidade de Ibotirama, o segundo dos nove Seminários Interterritorias da Educação Profissional.

Durante os seminários, a Secretaria, por meio da sua Superint
endência de Educação Profissional, apresenta à sociedade e aos poderes públicos, os avanços quantitativos e qualitativos alcançadas após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como uma política pública prioritária de Estado. O evento acontece no Centro Territorial de Educação Profissional Velho Chico, das 9h às 18h.

A exemplo da primeira edição do Seminário, realizado em Itapetinga no dia 07 de junho, estão sendo convidados representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes do governos federal, estadual e municipal, do legislativo, judiciário e do setor educacional, além dos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da rede estadual, institutos e universidades federais e estaduais.

A expectativa é que os seminários apontem caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja oferta já contempla mais 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade. O Seminário em Ibotirama envolverá representantes dos Territórios de Identidade da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Bacia do Paramirim e do Velho Chico, que abrangem 50 municípios no Oeste da Bahia.

Serão discutidas as demandas futuras de cursos e também como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem, contribuindo e se beneficiando do desenvolvimento do seu Território.

O superintendente da Educação Profissional da Bahia, Almerico Lima, disse que este é um momento de prestação de contas e de novas construções. Ele lembra que, em um primeiro momento, o Governo do Estado ouviu as demandas de diferentes atores sociais por meio de seminários, do PPA Participativo e priorizou a Educação Profissional. “Após cinco anos de trabalho, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia já é a terceira maior do País com cursos que beneficiam, cada vez mais, jovens e trabalhadores em todos os Territórios de Identidade. Esperamos contar novamente com o respaldo de diferentes atores sociais por uma Educação Profissional cada vez mais acessível, inclusiva e estratégica para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade da Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário