quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Macaúbas recebe projeto de intercâmbio teatral.

O projeto Teatro no Cangaço dos Territórios se fundamenta no intercâmbio teatral e começa a circular com diversas atividades na Bahia. No dia 31 de agosto, a cidade visitada será Macaúbas, na Bacia do Paramirim. Na programação, estão a Oficina de Teatro Experimental, com Diego Quinteiro; a palestra O Cangaço no Território Brasileiro, do historiador e cineasta Reizinho Pereira; e, para encerrar as atividades, o espetáculo A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno, da Cia. de Teatro Mistura, de Ibotirama. Proposta por Gilberto Gesse Morais Junior, a iniciativa é apoiada pelo edital Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).
fundacaoculturalO espetáculo A Chegada de Lampião no Céu e no Inferno coloca o rei do cangaço, cabra macho, o maior do sertão, em situação inusitada mesmo depois da morte. Lampião procura guarida no inferno, local que deveria ser tenebroso, porém o mesmo encontra-se em crise. Ao adentrar o ambiente, percebe que o diabo é diferente, meio delicado, figura pitoresca. E a confusão é certa: aprontou tanto em vida que nem o diabo quer aceitá-lo. Depois de ser expulso, vai parar no Céu, com anjos loucos, nossa senhora histérica e um Jesus regueiro, que não o julga nem o leva para o purgatório, e sim encaminha Lampião ao pior lugar para pagar seus pecados: a Terra.
Sobre o Calendário das Artes – Mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, o Calendário das Artes objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado. Concedendo prêmios de até R$ 13 mil, abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas. São priorizadas propostas oriundas e/ou realizadas em benefício de populações com menor acesso a produtos culturais e que privilegiam a diversidade cultural.
O certame se fundamenta na acessibilidade e ampliação do investimento na produção artística de toda a Bahia, incluindo premissas que buscam abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária: a avaliação dos projetos é feita de forma territorializada e os inscritos de cada Macroterritório da Bahia concorrem apenas entre si. Lançado em 2012, o Calendário das Artes, somando as suas cinco Chamadas já realizadas, disponibilizou um total de R$ 3,016 milhões para a execução de 233 projetos, selecionados dentre um total de 4230 inscritos, e oriundos de 99 municípios, contemplando todos os 27 Territórios de Identidade do estado. Inscrições para a 2ª Chamada de 2014 estão abertas até 27 de agosto.
via Blog do Glauber

Nenhum comentário:

Postar um comentário