quinta-feira, 27 de junho de 2013

Equipamentos doados pela Codevasf garantem água para comunidades rurais na Bahia.

Cerca de 2 mil moradores de Serra Dourada, no semiárido baiano, terão acesso à água facilitado graças à doação, pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), de 6.175 tubos que farão captação de água armazenada em poços da região. A doação foi efetivada pela 2ª Superintendência Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa (BA), para a Associação Comunitária Beneficente Unidos dos Moradores Serradouradenses.
“Só quem mora no semiárido nordestino sabe como é a nossa situação. Essas tubulações terão muita utilidade para a comunidade”, afirma Maria Conceição Silva Pereira, presidenta da associação, acrescentando que poços anteriormente perfurados pela Codevasf já vêm ajudando a abastecer a comunidade rural com água. “Essas ações são muito importantes para manter o homem no campo”, destaca ela.
O associado Edgar Souza Silva também enaltece a ação. “Vai atender à necessidade de todos os associados que estão passando sede. Lá tem a água, mas não tinha como levar até as famílias. Muitas tubulações existentes já estão obstruídas porque lá tem muito calcário. Agora, poderemos recuperar as tubulações e distribuir a água”, diz.
No Médio São Francisco baiano, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional, a Companhia já doou, somente esse ano, 35 caixas d’água de 10 mil litros, 7 caixas d’água de 5 mil litros, 126 caixas d´água de 1 mil litros, 23.170 tubos de PVC, e 24 kits de irrigação para diversas comunidades em Coribe, Riacho de Santana, Guanambi, Serra do Ramalho, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Feira da Mata e Igaporã. O investimento, somado, foi de mais de R$ 266 mil, recursos oriundos de emendas parlamentares.
Os equipamentos estão contribuindo para o acesso à água de uma população rural, somada, de cerca de 120 mil habitantes, em uma região fortemente atingida pelos efeitos da estiagem.
“Os tubos e as caixas d’água são muito importantes porque servem para a ampliação de sistemas de abastecimento já existentes, aumentando o número de beneficiários. Boa parte dessa água é proveniente de poços, que possuem muito calcário, tornando a água pesada e obstruindo as tubulações, que precisa ser trocada com certa frequência”, explica o técnico da Codevasf em Bom Jesus da Lapa Albeni Sousa dos Santos, responsável pela ação.
(Fonte: Blog do Glauber)

Nenhum comentário:

Postar um comentário