quarta-feira, 19 de junho de 2013

Audiência Pública vai discutir criação da Universidade da ONU na Bahia .

A convocação de uma audiência pública na primeira quinzena de agosto deste ano (2013), no Senado, para discutir a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da ONU na Bahia, foi decidida nesta segunda-feira (17), em Brasília (DF), em reunião no Supremo Tribunal Federal (STF), entre o grupo interinstitucional formado para apresentar a proposta de implantação da universidade e o chefe de Gabinete do STF, ministro Silvio Albuquerque.
A audiência debaterá o projeto institucional e político pedagógico da universidade, além das condições para sua criação e implantação, indicação do regime jurídico de criação da universidade, modelo curricular, pedagógico, organizacional, linhas filosóficas de pesquisa e estratégias de implantação e financiamento.

Participam do grupo interinstitucional, o secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, o promotor de justiça Geder Gomes, o ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida, o diretor da Faculdade de Direito da UFBA, professor Celso Castro, os especialistas acadêmicos professores Edmundo Oliveira e Isabel Lima, a ministra Márcia Loureiro, coordenadora-geral do Departamento de Combate aos Ilícitos Transnacionais do Itamaraty, e o procurador geral de justiça da Bahia, Wellington Lima.

Para o secretário Fernando Schmidt, “o governo da Bahia tem interesse na criação da Universidade da ONU, com amplitude mundial, que vai oferecer novos subsídios para políticas públicas de segurança articuladas com o desenvolvimento social, principal objetivo do programa Pacto Pela Vida”.

No dia 5 de agosto, o governador Jaques Wagner e o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, participarão do Fórum sobre o Crime, a Segurança e as metas da ONU para o novo milênio, em São Paulo, onde o projeto da Universidade Mundial será debatido.


Também ficou acertada a realização de nova reunião do grupo no dia 8 de julho, no Itamaraty para discutir detalhamento do projeto da Universidade. E no dia 29 de julho, novo encontro foi confirmado na governadoria para consolidar o projeto da Universidade da ONU na Bahia.
(Fonte: Barreiras Noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário