sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rio do Pires é contemplado com o Programa Mais Água.

O Programa Mais Água, chegou no município de Rio do Pires, com um investimento de aproximadamente hum milhão de reais (1.000.000,00), beneficiando mais de 180 famílias, em todo o município, com a participação ativa das associações  representando todas as comunidades e famílias de agricultores. 


Para  melhor atuação do programa no município, foi organizado um encontro de representantes de 17 Associações: Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Bacia do Paramirim  (Sintraf), com polo em Rio do Pires, Igreja e vereadores. Desse encontro saiu uma comissão composta por oito pessoas representando Associações, Igreja, Poder Publico e Sintraf.

Esse encontro foi realizado no dia 30 de maio de 2013,na fundação Paulo vi, em Rio do Pires. Na pauta foi discutido os critérios de escolha dos beneficiários, pois este programa mais água, pretende atender agricultores familiares, que necessita da água para produzir  nos setores vegetais e animais como: Verduras, hortaliças, frutas, carne, leite e outros alimentos que contribui para aumentar a renda e sustentar sua família e melhor conviver com a seca na nossa região de semi-árido. 

O Programa Mais Água aplicará oito novas tecnologias de armazenamento de água e produção: Cisterna de Produção, Barreiro Trincheira Comunitário, Barreiro Trincheira Familiar, Barragem Subterrânea, Limpeza de Aguadas, Tanque de Pedra, Bomba Pap e Quintais Produtivos. 

O Programa Mais Água é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) do Governo da Bahia. Com gerencia do Instituto Brasil Global e Associações e Comunidades.

Neste encontro de membros representando comunidades, famílias, Igreja e Sintraf, estavam presentes os presidentes das seguintes Associações: Associação de Moradores de Lagoa Grande, Associação Ruralista de Cachoeira, Associação de Moradores do Vale de Rio do Pires, Associação Comunitária de Apoio e Direitos dos Cidadãos, Associação de Moradores do Moreira, Roça Grande e Icós, Associação Comunitária de Varzinha, Associação Promocional Riopirense, Fundação Paulo VI, Associação Promocional de Ibiajara, Associação Vale Rio dos Remédios, Associação Moradores do Curralinho, Matão e Contagem, Associação da Escola Família Agrícola de Rio do Pires, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar Bacia do Paramirim, Igreja Católica de Rio do Pires, representante da Car (Regional Macaúbas) e os vereadores Lourival Nunes, Carlinhos e Jose Nilton. Estavam presentes o representante do Instituto Brasil Global e da Asamil.

Ciente que muitas famílias e comunidades vão ficar sem serem atendidas, esta comissão de associações vão juntas buscar outros projetos de armazenamento de água para produção e consumo humano, que por se faz necessário diante de sua grande carência de armazenar água e recuperar suas varias barragens existentes nos seus três rios que cerca o município, precisando de recursos para recuperação de barragens e limpeza de tanques públicos e particulares, só assim o município entra no desenvolvimento da agricultura familiar, melhorando assim o emprego e renda das comunidades rurais e famílias de agricultores.

    
(Fonte: Rio do Pires Net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário