quarta-feira, 12 de junho de 2013

Caetité: Imbassahy quer penalização pela falta de operação do parque eólico.


O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) vai pedir ao Ministério Públicio Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU), a abertura de um processo de responsabilização criminal de autoridades do governo federal, com ressarcimento dos prejuízos financeiros causados ao erário pelo atraso na construção da linha de transmissão da energia gerada pelo parque eólico instalado no município de Caetité, no sudoeste baiano.

O parque foi inaugurado com pompa e circunstância pelo governos estadual e federal, em julho do ano passado, entretanto, ainda não entrou em operação, devido a inexistência da linha. Segundo Imbassahy, o prejuízo estimado é de 650 milhões de reais, pois, de acordo com as regras previstas no contrato firmado com a empresa Renova Energia, que instalou o parque eólico, o governo tem pago 33 milhoes mensais por não conseguir vender a energia. Conforme o governo, a previsão para conclusão das linhas de transmissão é fevereiro de 2014. "Fazendo os cálculos chegamos à cifra de 650 milhões de reais. É muito dinheiro jogado fora, num país e num estado, como a Bahia, com tantas necessidades. Uma vergonha nacional", disse Imbassahy.

O assunto foi tema de audiência pública realizada no final da manhã desta quarta-feira, 12, na Comissão de Minas e Energia, da Câmara. De acordo ainda com Imbassahy a falta de explicações convincentes por parte dos representantes da Chesf, da Aneel, e do Ministério das Minas e Energia, convidados a falar na referida comissão, caracterizou a incompetência e a falta de planejamento do governo. "O governo do estado não inaugurou uma obra em benefício da população, mas um grande prejuízo para o contribuinte brasileiro", concluiu. 

Foto: Reprodução Google 
(Fonte: Bocão News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário